Os 3 elementos fundamentais da política de frotas
O desafio de gerenciar frotas, seja uma unidade ou centenas de veículos, é diário para as empresas brasileiras.
Desde a preocupação com os gastos de combustíveis até avaliar a condição e a performance dos motoristas, o gestor de frotas precisa sempre administrar todas as despesas e necessidades.
Definir uma política de frotas é imprescindível para uma boa gestão de frota. Ela ajuda a evitar a indisponibilidade de veículos, a aumentar a segurança, a reduzir custos operacionais e a capacitar a equipe de colaboradores.
Trouxemos hoje os 3 principais elementos que toda política de frotas precisa ter. Continue lendo e saiba mais!
Delimitação de funções e responsabilidades
Comece investindo na elaboração de um documento transparente e objetivo, definindo qual o papel de cada colaborador na gestão da frota, de condutores até profissionais de alto nível hierárquico.
Vale contar com a participação dos colaboradores impactados pela gestão de frota para ter mais chances de o documento ser seguido à risca e ser considerado relevante para todos os envolvidos.
Identificação de problemas e capacitação
Espere algum tempo para que cada membro da equipe reflita sobre o tema para evitar erros na construção da política de frotas.
Na próxima reunião, será mais fácil apontar modificações para cada etapa do processo, como, por exemplo, a definição do tipo de veículo por função ou intervalo de manutenções.
Depois de formalizadas as normas e os procedimentos para a gestão de frota, realize treinamentos, palestras e manuais para apresentar todos os pontos do documento para todos os colaboradores.
É importante que a política de frotas seja absorvida pela cultura organizacional da empresa para aumentar a fluidez dos serviços e manter os funcionários mais produtivos.
Portanto, é preciso verificar se todas as regras e requisitos estão sendo cumpridos por todos os membros, além de garantir que exceções não estejam sendo abertas.
Atualização da política de frotas
Após a implantação da política de frotas, todos os envolvidos precisam ter em mente que ela não é um documento definitivo.
Novas necessidades podem surgir, como a mudança do perfil dos veículos ou o tamanho da frota. Por isso é necessário atualizar constantemente as regras e garantir que todos fiquem cientes das modificações.
Conte com a expertise da Arval para gerenciar suas frotas
Com a Arval, todas as necessidades da sua frota são avaliadas pelo nosso time de especialistas. Da geografia à estratégia do seu negócio, oferecemos uma análise completa e personalizada do dia a dia da sua gestão para apontar soluções eficientes baseadas em dados relevantes.
Saiba mais sobre a política de frotas da Arval e entre em contato conosco!