Afinal, qual é a tecnologia utilizada nos carros elétricos e híbridos?
Da mesma forma que existem várias tecnologias para os carros a combustão, os veículos elétricos também são fabricados de modo a atender às necessidades do consumidor.
Existem três tipos básicos de veículos elétricos, os totalmente elétricos, os híbridos e os híbridos plugin. De forma geral, seus componentes básicos são bateria, motor elétrico, conversores de potência e cabos de alta tensão.
Mas existem tecnologias diferentes em cada um deles, que recebem siglas específicas. Listamos a seguir as maiores diferenças entre eles. Confira!
Veículo elétrico a bateria (BEV)
Os veículos elétricos a bateria (BEV) são carros 100% elétricos porque não utilizam gasolina, álcool ou diesel para serem movidos. Ao contrário: os BEV utilizam a eletricidade armazenada na bateria para alimentar o motor elétrico e tracionar rodas.
Os carros eletrificados podem ter sua bateria recarregada via frenagem regenerativa, que é a conversão de parte da energia perdida em eletricidade ou através de um cabo, alimentado por uma fonte externa.
Modelos conhecidos: Tesla, BMW i3, Chevrolet Bolt.
Veículo elétrico híbrido (HEV)
Esse tipo de veículo possui motor a combustão, mas também conta com um motor elétrico. Esse último serve de apoio para quando o carro está funcionando em baixas velocidades e RPM.
Os HEVs utilizam gasolina, álcool ou diesel para circular. Porém, eles poluem menos e são mais econômicos que carros não híbridos, pois, às vezes, o motor elétrico complementa a atividade do motor a combustão.
Modelos conhecidos: Toyota Prius, Chevrolet Malibu, Ford Fusion Hybrid.
Veículo elétrico Híbrido Plug-In (PHEV)
Ao contrário do veículo elétrico híbrido, o veículo elétrico híbrido plug-in pode ser recarregado via frenagem regenerativa ou por cabo de recarga. Dessa forma, ele tem maior autonomia e é mais econômico em relação ao híbrido.
Esse tipo de carro emite menos poluentes porque é carregado por eletricidade. Além disso, ele não gera gases de efeito estufa quando funciona apenas com o motor elétrico.
Modelos conhecidos: BMWi8, Volvo V60, Mitsubishi Outlander.
Veículo Elétrico a Célula de Combustível (FCEV)
Esse modelo utiliza o gás hidrogênio como principal fonte de energia. Ele combina hidrogênio e oxigênio para rodar e tem o reabastecimento parecido com os carros normais.
Mas ainda assim o FCEV é considerado um carro 100% elétrico, já que funciona totalmente por eletricidade. Além disso, o veículo quase não produz gases poluentes, pois a conversão de gás nitrogênio em eletricidade produz apenas água e calor.
Modelos conhecidos: Toyota Mirai, Honda Clarity, Hyundai Nexo.
A Arval já conta com veículos elétricos no portfólio
A Arval oferece modelos elétricos e garante toda a estrutura de carregamento para a sua frota. Mas antes realizamos uma consultoria SMART da sua frota para te ajudar a decidir se os carros eletrificados fazem sentido para as necessidades da sua empresa.
Neutralize 100% as emissões de poluentes da sua frota! Faça já um teste gratuito conosco!