Conheça os principais modelos de revisão na gestão de manutenção de frota
O controle da manutenção de frota é uma das tarefas mais importantes e desafiadoras na gestão. Adotar rotinas de revisões, utilizar a tecnologia e conhecer muito bem os automóveis da frota são alguns dos caminhos para ter veículos sempre disponíveis e a operação da empresa não parar.
Para entender melhor sobre a parte de manutenção no controle de frota, vamos explicar todos os pontos sobre o tema.
Preventiva, corretiva e preditiva: conheça cada tipo de manutenção e como a sua frota pode se beneficiar de cada uma
Na gestão de frotas se deve trabalhar com uma equação balanceada entre custo e segurança, afinal, muitos problemas podem ser evitados com a adoção de estratégias de manutenção eficientes.
Na manutenção preventiva é programada a rotina de revisão para cada veículo da frota e todos os componentes são avaliados. A avaliação acontece de acordo com o uso do veículo, dessa forma a vida útil do carro e a sua disponibilidade são maiores, além de garantir maior segurança para os condutores.
Apesar dos custos, ao contrário do que se pensa, ao invés de ser um gasto, na verdade, esse é um investimento com retorno certo, pois garante que o veículo tenha sua vida útil prolongada, mantendo o carro sempre em circulação, além de evitar que ocorram com mais frequência as manutenções corretivas.
Já a manutenção corretiva acontece sempre que alguma peça é avariada, ou algum fator externo danifica o veículo. Como é uma correção inesperada, muitas vezes o veículo fica parado mais tempo para o conserto e representa um custo maior de manutenção. Embora possa ser algo imprevisível, como no caso de fatores externos ocasionarem o dano, o ideal é evitar esse tipo de manutenção, agindo previamente com as manutenções de rotina preventivas.
Já a manutenção preditiva é a forma tecnológica de prevenir possíveis falhas não aparentes, garantindo ainda mais segurança à vida e a disponibilidade dos carros para a operação. Na prática, na manutenção preditiva são coletados dados que monitoram o desgaste dos equipamentos e seu processo natural de degradação.
Com isso, é possível prolongar a vida útil dos veículos, aumentando a sua produtividade. Outro benefício é a redução de desmontagem para inspeção de determinadas peças, melhorando a confiabilidade dos veículos.
A manutenção preditiva é baseada no uso de dados gerados pelos aparelhos de ferrografia, termografia, ultrassonografia, análise de pressões e vibrações, para detectar possíveis problemas antes mesmo deles acontecerem.
Portanto, a redução de custos futuros e de indisponibilidade dos veículos são alguns dos benefícios dessa modalidade que se baseia na tecnologia para garantir a segurança dos condutores e o perfeito funcionamento dos carros.
O que é preciso verificar nas revisões da frota?
Como vimos, o ideal é não dar margem para os problemas aparecerem. A manutenção de frota preventiva garante segurança e maior tempo de rodagem sem que apareçam falhas. Por ser planejado, as compras de substituição de itens, como pneus, por exemplo, podem ser feitas em grande escala, o que oferece maior possibilidade de negociação e maior desconto pelo volume da compra. Nas revisões programadas são avaliados os seguintes itens:
- Óleo;
- Correia dentada;
- Velas do motor;
- Radiador e todo sistema de arrefecimento (refrigeração);
- Rodas e pneus;
- Suspensão, alinhamento e balanceamento;
- Caixa de câmbio e radiador;
- Sistema elétrico;
- Filtros do carro: ar, óleo e combustível;
- Sistema de iluminação (faróis, lanternas);
- Para-brisa, espelhos, cintos de segurança;
- Freios: pastilhas, fluido, lonas.
Crie o seu plano de manutenção
Ter um plano de manutenção é fundamental para o controle de frota. Esse plano deve considerar:
- Catalogação de todos os veículos: Informações do veículo, histórico de consertos, recomendações do fabricante para manutenção etc;
- Controle de equipe e rotas: Informações sobre os condutores, dados sobre as viagens, consumo de combustível por quilômetro e veículo;
- Indicadores de desempenho: Através da tecnologia é possível medir e receber dados sobre os automóveis para tomar decisões baseadas em dados, como: perfil da condução, distância percorrida, consumo de combustível, entre outros.
- Planejamento orçamentário: todos os gastos com a operação da frota, incluindo seguro, impostos, combustível, até mesmo a depreciação da frota, devem ser levantados. Somente ao ter como base os custos da frota é possível se programar para incluir o valor da manutenção preventiva. Assim o custo da manutenção passa realmente a fazer parte de uma rotina financeiramente programada.
A gestão de frotas é uma tarefa muito importante na operação de todo negócio que precisa de veículos para atuar.
Para ter mais tempo para pensar na estratégia da sua empresa, conte com a frota da Arval que oferece mais economia por um preço fixo de aluguel, a garantia de veículos atuais, além de um banco de dados que ajuda na tomada de decisões com a gestão de frotas.
Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, o canal do condutor permite a comunicação de problemas, agendamento de serviços, entre outras soluções. Conheça mais os benefícios da rede de manutenção Arval.