Como usar dados para aumentar a eficiência na Gestão da Frota
Situações economicamente desafiadoras pedem que os gestores de frota usem as ferramentas certas para aumentar a eficiência da empresa.
Por isso, é indispensável a análise de dados para trabalhar os KPIs (Indicadores-chave de desempenho) na gestão da frota.
O que é a análise de dados?
A análise de dados consiste no processamento de uma informação de forma que a mesma revele dados úteis que ajudem no apoio para a tomada de decisão.
O processamento refina o dado, excluindo o que não é interessante nele, para poder compará-lo a outros dados e realizar modelagens e projeções produtivas ao negócio.
Qual a relação da análise de dados com a gestão de frotas?
A base da gestão de frotas é a decisão. A todo momento o gestor precisa fazer escolhas e a melhor maneira para tomar decisões certeiras é utilizar KPIs e analisá-los de forma realista.
É preciso ter programas computacionais que relacionem e apresentem os dados em gráficos e tabelas para que os indicadores de desempenho possam ser vantajosos.
Essa forma de visualização permite ganho de tempo, pois a tarefa de analisar planilhas e relatórios não é mais necessária.
A informação oferecida pelos programas de análise de dados voltados para a gestão da frota selecionam e refinam os dados para que o gestor possa tomar decisões ágeis e assertivas, conduzindo a empresa para uma melhor performance.
Como usar a tecnologia a seu favor na gestão da frota?
A tecnologia é indispensável nesse processo. Os sistemas de gestão de frotas são responsáveis pelo armazenamento e processamento das informações.
Através deles, dados sobre combustível, manutenção, multas, quilometragem, tipo de condução, localização, entre outros, são sistematizados.
Muitos desses dados podem ser obtidos em tempo real pela Telemetria - tecnologia que coloca o veículo conectado em tempo real com o centro de informações.
Portanto, ter ferramentas que integrem os dados ajuda o gestor, entre outras coisas, a avaliar:
- Quais estratégias devem ser seguidas conforme as metas da empresa;
- Como tornar mais ágil a atividade da frota, seja entregas ou serviços;
- Onde existe desperdício para evitá-los;
- Como tornar a rota ou condução mais eficiente;
- O perfil de condução e o gasto de combustível por km;
- Erros em processos internos para melhorá-los;
- O acompanhamento de multas, desgaste dos pneus, localização, documentação veicular;
- O gerenciamento da manutenção automotiva, negociando antecipadamente melhores compras.
Eficiência e economia são qualidades que todos buscam para a empresa. Com a frota terceirizada Arval, os gestores reduzem custos e contam com a Telemetria e demais benefícios para gerar dados e analisá-los. Assim, fica fácil ter mais tempo para cuidar da estratégia da empresa e melhorar a performance com mais negócios.