- O tempo e a distância de deslocamentos estão aumentando, enquanto o trabalho remoto permanece estável: necessidade de atender às demandas de deslocamento dos colaboradores
- Significativo aumento nas ofertas de mobilidade corporativa com impacto direto na satisfação dos colaboradores
A Pesquisa de Mobilidade dos Colaboradores 2024, um estudo independente realizado pelo Arval Mobility Observatory em cooperação com a Ipsos, destaca as práticas e expectativas atuais dos colaboradores em relação às ofertas de mobilidade de suas empresas.
À medida que o mundo corporativo se adapta às mudanças no cenário de trabalho, a importância da mobilidade dos colaboradores nunca foi tão relevante. A Pesquisa de Mobilidade dos Colaboradores 2024 oferece insights sobre como os colaboradores percebem e valorizam as ofertas de mobilidade de suas empresas. A pesquisa fornece informações valiosas sobre os hábitos e preferências de deslocamento dos colaboradores, concluindo que a mobilidade dos colaboradores é um fator-chave como alavanca estratégica para aumentar a satisfação, retenção e atração de novos talentos.
TRABALHO REMOTO ALCANÇA UM PICO, ENQUANTO O TEMPO DE DESLOCAMENTO AUMENTA DESDE 2022
O trabalho remoto parece estar atingindo um pico em toda a Europa, com 60% dos colaboradores trabalhando remotamente pelo menos 1 dia (similar a 2022), enquanto o número médio de dias por semana de trabalho remoto diminuiu ligeiramente (1,7 dias em 2024, uma redução de 0,2 em comparação a 2022).
Além disso, o tempo de deslocamento aumentou desde 2022, apesar de as distâncias percorridas entre casa e trabalho permanecerem semelhantes, com 42% dos entrevistados declarando que seu tempo de deslocamento ultrapassa 30 minutos (um aumento de 4 pontos em comparação a 2022). Isso ocorre em um contexto em que a distância média não mudou significativamente (59% dos colaboradores moram a menos de 20 km e 41% a mais de 20 km), com apenas um país – França – onde tanto a distância quanto o tempo de deslocamento aumentaram.
VIAGENS A TRABALHO E DESLOCAMENTOS: CARROS CONTINUAM DOMINANTES
Analisando as viagens a trabalho, embora ainda haja um número significativo de colaboradores realizando essas viagens, a frequência delas está começando a diminuir – apenas 10% dos colaboradores viajam a trabalho pelo menos uma vez por semana, em comparação a 16% em 2022. Os países que apresentam a maior queda nas viagens a trabalho em comparação a 2022 são a França (52% dos colaboradores realizam viagens, uma queda de 8 pontos em relação a 2022) e a Bélgica (43% em 2024, uma queda de 8 pontos comparado a 2022).
Nesse contexto, a pesquisa revela que, enquanto o uso de carros individuais para deslocamento permaneça estável em 71%, para viagens a trabalho, o carro também é preferido em 70% (47% - carros individuais e 23% - carros compartilhados), seguido por trens (32%) e aviões (29%).
SERVIÇOS DE MOBILIDADE ALTERNATIVOS GANHAM FORÇA ENTRE EMPRESAS E COLABORADORES
Embora o uso de carros individuais continue dominante para deslocamentos, a utilização geral de serviços de mobilidade alternativos implementados pelas empresas é alta, com quase 80% dos colaboradores utilizando essas opções. Isso ocorre no contexto em que empresas oferecem mais opções de mobilidade, já que 65% das empresas oferecem pelo menos uma (um aumento de 10% / +6 pontos em relação a 2022). Alemanha, França e Holanda alcançaram a Bélgica, enquanto Espanha e Itália ainda estão atrás.
O serviço de mobilidade mais oferecido pelas empresas nos países participantes da pesquisa é a cobertura parcial de custos com transporte público, disponibilizado por 23% das companhias, um aumento de 3 pontos percentuais em relação a 2022. Países como a Holanda (45%) e Bélgica (39%) puxam esse número para cima, enquanto Espanha (10%) e Itália (6%) têm o menor percentual.
Outra descoberta interessante do estudo é a ampliação da oferta por aluguel de bicicletas. O serviço é oferecido por 17% das empresas participantes. A Alemanha permanece na vanguarda com 35% das companhias aderentes a essa oferta, um aumento de 14% em relação a 2022 (21%), seguida pela Bélgica (27%) e Holanda (16%). Apesar de ainda pouco expressiva em comparação com seus colegas europeus, a França teve um aumento de 3% na oferta de bike leasing em relação à pesquisa anterior, chegando a 6%. Espanha e Itália ficam na retaguarda com apenas 2% das empresas oferecendo este modal, sendo que a Itália foi o único país a retrair (5% em 2022).
Analisando o ponto de vista dos colaboradores, percebe-se um declínio no uso de cobertura parcial dos custos de combustível, que passou de 16% em 2022 para 11%. Já o interesse pelo aluguel de bicicletas aumentou 2 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior e passa a ser utilizado por 6% dos colaboradores entrevistados.
Esse aumento nas ofertas corporativas parece estar relacionado à satisfação dos colaboradores: 50% dos colaboradores estão satisfeitos com a oferta de mobilidade da sua empresa, um aumento de 5% em relação a 2022 (de 45%). Esses resultados vêm principalmente da França (54%, aumento de 12 pontos em comparação a 2022), Bélgica (63%, aumento de 12 pontos em relação a 2022) e Holanda (74%, aumento de 11 pontos em relação a 2022), onde as melhorias nessas ofertas foram mais significativas em comparação a 2022.
Expressivos 55% dos colaboradores acreditam que as empresas melhorarão suas ofertas de mobilidade nos próximos cinco anos, com os colaboradores franceses e holandeses demonstrando altos níveis de confiança, acima de 64%.
SOLUÇÕES DE MOBILIDADE ALTERNATIVAS: AS EXPECTATIVAS DOS COLABORADORES
Para os próximos anos, colaboradores esperam ver um maior desenvolvimento no uso de transporte público (47%), trens (38%), caminhada (34%), carros particulares (31%), bicicletas elétricas (29%), carros corporativos (27%), bicicletas comuns (25%) e carros compartilhados (22%).
Em contrapartida, os entrevistados consideram que os serviços de mobilidade que serão cada vez menos utilizado ao longo dos próximos anos serão: patinetes (-1%), balsas (4%), patinetes elétricos (5%), táxis (6%), motocicletas (7%), caronas remuneradas (9%), aviões (10%), motocicletas elétricas (12%) e caronas (16%).
Fato é que os colaboradores continuam a ter uma alta expectativa em relação às ofertas de mobilidade das empresas. Os mais populares são cobertura parcial de custos com combustível (75%) e transporte público (74%), seguido pela oferta de estacionamento privado no local de trabalho (72%). Não muito distante, os colaboradores esperam que suas empresas ofereçam outros benefícios alternativos para auxiliar na locomoção entre casa-trabalho e viagens à negócios. Entre os serviços mais citados estão: a disponibilização de um budget de mobilidade (72%), frota corporativa de carros eletrificados (66%), carros compartilhados (56%), aplicativo de mobilidade fornecido pela empresa (55%) e aluguel de bicicletas (53%).
SOLUÇÕES DE MOBILIDADE CORPORATIVA INFLUENCIAM MOVIMENTAÇÕES DE CARREIRA
O estudo também destaca a importância das soluções de mobilidade corporativa no processo de tomada de decisão de candidatos a empregos. Com 62% dos colaboradores considerando as ofertas de mobilidade importantes ao escolher uma empresa para trabalhar, parece que estratégias eficazes de mobilidade podem servir como alavanca para atrair novos talentos e aumentar a satisfação dos colaboradores. Além disso, esse critério é importante para 72% das pessoas que planejam deixar seus empregos nos próximos 6 meses; e definitivamente importante para 32%.
"Esses dados apresentam uma narrativa convincente para as corporações: adotar soluções de mobilidade não é apenas uma tendência, mas uma necessidade estratégica. À medida que navegamos por uma nova era de dinâmicas corporativas, a Pesquisa de Mobilidade dos Colaboradores 2024 traz uma mensagem clara: investir em soluções de mobilidade é um passo decisivo para cultivar uma força de trabalho satisfeita e garantir vantagem competitiva na atração de talentos. No final das contas, fazer as escolhas certas para os colaboradores e fornecer ofertas que atendam às suas necessidades será o grande diferencial." – Oana Duma, Head of Arval Mobility Observatory.
METODOLOGIA
Para essa pesquisa independente, 2.900 colaboradores de empresas privadas com mais de 100 colaboradores foram entrevistados entre 20 de maio de 2024 e 7 de junho de 2024 por uma empresa de pesquisa independente: Ipsos. Os participantes completaram a pesquisa online. Seu escopo (6 países) inclui Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália e Holanda.
A distribuição dos entrevistados é a seguinte:
- 63% mulheres, 37% homens.
- 4% entre 18 e 24, 65% entre 25 e 49, 31% entre 50 e 60 anos de idade.
- 100% dos colaboradores entrevistados fazem deslocamentos e 57% realizam viagens a trabalho.
- 58% precisam de menos de 30 minutos e 59% de menos de 20 km para se deslocar diariamente.