Qual é a diferença do veículo flex e híbrido?
A oferta e o leque de carros têm evoluído muito no Brasil e, mesmo com a pandemia, as montadoras têm lançado novos modelos e, apesar de muito positivo para o mercado nacional, gera dúvidas para quem gerencia uma frota corporativa.
Carros elétricos, híbridos, híbridos plug-in, flex, diesel, gasolina podem fazer parte de uma frota corporativa, mas uma categoria vêm chamando a nossa atenção e muitos gestores nos perguntam sobre os híbridos. Essa dúvida acontece, pois basicamente os carros (flex e híbridos) possuem duas formas de propulsão.
Em termos de tecnologia qual é melhor?
Quando comparamos flex com híbrido, à primeira vista, a tecnologia embarcada chama atenção. Híbridos são mais complexos, já que possuem dois motores, um movido por combustível e outro por eletricidade.
Entenda a tecnologia:
Existem diferentes modelos, porém, nos mais tradicionais, o motor elétrico não precisa ser carregado como nos carros totalmente elétricos pois a bateria é carregada com a movimentação do carro quando o freio é acionado.
Isso acontece pela transformação de energia cinética gerada pela movimentação do motor a combustão em energia elétrica que carrega as baterias. Com isso, a central eletrônica do carro faz o controle entre o consumo dos motores e o veículo não deixa de se movimentar se tiver apenas combustível, ou somente a carga da bateria elétrica.
Já os carros flex têm apenas um motor que é movido a combustão. A diferença em comparação com um carro comum é que o veículo flex aceita mais de um tipo de combustível, sendo geralmente gasolina e etanol.
Qual modelo de carro polui menos?
A poluição gerada pelos carros acontece, principalmente, pela queima de combustível. Essa queima libera gases poluentes, entre eles o dióxido de carbono (CO²), também chamado de gás carbônico, que, em excesso na atmosfera causa a poluição do ar e contribui para o efeito estufa, propiciando as condições para as mudanças climáticas.
Dado que os carros híbridos alternam a utilização de combustíveis com energia do motor elétrico, a emissão de gases é substancialmente diminuída e pode chegar a uma liberação de gás carbônico até 80% menor do que um veículo movido somente por combustível como a gasolina, diesel e outros.
Qual dos modelos é mais barato?
O Brasil é o segundo maior produtor de etanol do mundo. Por ter grande força na indústria sucroalcooleira, o país foi pioneiro na oferta de veículos flex com a utilização do etanol, derivado da cana-de-açúcar.
Além das condições propícias para a disseminação dos veículos flex, esse modelo de carro tem uma complexidade mais baixa em relação ao híbrido, que possui dois motores, central eletrônica e sistema de transformação e armazenamento da energia elétrica.
Por esses motivos, os carros flex são mais baratos do que os híbridos. Por outro lado, os híbridos são mais sustentáveis e econômicos.
Gostou de saber mais sobre as diferenças entre flex e híbridos? Com a Arval você pode optar por carros de diversos modelos, inclusive híbridos e carros elétricos, para a frota da sua empresa cumprir as metas de desenvolvimento sustentável.
Fale com um consultor e saiba como terceirizar a frota de forma econômica, ajudando o planeta com a neutralização da emissão de gases tóxicos.