Telemetria e a sua importância para a gestão de frotas
No atual cenário competitivo entre as empresas, a telemetria é um sistema indispensável para a gestão de frotas. Com a tecnologia, os gestores pautam as suas decisões em dados reais coletados conforme a utilização do automóvel.
Mas não é só isso! Vamos entender melhor como a telemetria otimiza diversos aspectos para o controle da frota e maior eficiência da operação das empresas no que tange os veículos.
O que é telemetria?
A telemetria consiste em um sistema tecnológico embarcado no automóvel que permite a comunicação com uma central de controle para o fornecimento de dados e monitoramento.
A comunicação é feita via wireless (internet), ou mesmo por sinais de rádio. Com os dados coletados e enviados para a central, o gestor de frotas consegue estabelecer indicadores de desempenho para melhorar a operação da empresa no que se refere à frota.
Além disso, é possível monitorar os locais de percurso do automóvel como forma de acompanhar desvios de rota, tempo em movimento, ou mesmo localizar e desligar o motor do carro.
Como a telemetria beneficia a gestão de frotas?
1- Economia: Controlar o consumo de combustível por quilometragem e o desgaste do veículo pela utilização é possível com a telemetria. Dessa forma, o gestor consegue ter um planejamento melhor para o combustível, com rotas mais ajustadas e motoristas com boas práticas de condução, trazendo economia para a empresa.
Também é possível ter maior controle sob revisões e desgaste de equipamentos, estabelecendo manutenções preventivas adequadas para aumentar a vida útil do veículo, sem que o carro fique ocioso por dano ou falha;
2 - Segurança: A telemetria permite acompanhar se a rota está sendo cumprida, se a velocidade está dentro do limite, se o perfil de condução está dentro da normalidade, entre outras situações. Ter esses dados ajuda o gestor a estabelecer normas para segurança e acompanhar a localização do veículo.
Como as rotas são traçadas visando a qualidade do transporte, qualquer desvio não informado pode colocar em risco a segurança da frota. Monitorar o automóvel também pode auxiliar o gestor na comunicação com o condutor em caso de problemas ou acidentes ocorridos no trajeto pelo qual o automóvel irá passar;
3 - Decisões certeiras: Os dados fornecidos pela telemetria são trabalhados por parâmetros chamados de indicadores chave de desempenho, ou KPIs (Key Performance Indicators). Os indicadores são dados que ajudam o gestor a aprimorar diferentes aspectos referentes à frota de acordo com os objetivos da empresa.
Além de redução de custos e maior segurança para a frota, com indicadores os gestores conseguem ter uma visão detalhada dos custos operacionais gerais baseados no custo por período ou serviço, ajustar o cumprimento de prazos e melhorar as entregas, ou seja, verificar se a condução do negócio está no caminho certo, ou se é necessária uma mudança estratégica.
A telemetria é uma ferramenta que todo gestor de frotas deve ter à disposição. Dispor dessa tecnologia é possível com a frota corporativa da Arval.
Além de contar com os benefícios da terceirização, com mais tempo para se dedicar à estratégia da empresa, o gestor pode ter a telemetria da Arval para acompanhar entregas de produtos e serviços, monitorar a atividade do condutor e o seu perfil de condução, assim como controlar gastos e o desgaste do veículos. Saiba mais aqui!