Terceirização de frota
Para as frotas de pequeno, médio e grande porte, a responsabilidade das operações diárias é muito grande. Os orçamentos são apertados e as despesas de gerenciamento de frotas podem parecer esmagadoras.
Por isso, não é incomum que as pessoas busquem pela possibilidade da terceirização de frotas para facilitar os processos de logística e baratear os fluxos fixos do fluxo de carga.
Mas afinal, o que é a terceirização de frota?
A terceirização de frota nada mais é do que um serviço em que a locadora disponibiliza às empresas seus veículos. O objetivo é oferecer soluções personalizadas às necessidades específicas do cliente.
Existem frotas de caminhões, automóveis e carros. A frota de caminhões geralmente é solicitada para fazer grandes entregas, como alimentos e móveis. Já a frota de carros costuma transportar produtos menores, como telefone, internet e remédios.
A frota de automóveis, por sua vez, atende necessidades especiais de determinados cargos, como carro para diretores e executivos.
Qual a diferença entre terceirização de frota e aluguel de frota?
O aluguel de frota é utilizado para a locação de veículos a curto prazo. Geralmente, costuma ser uma boa opção para projetos pontuais que tenham data de finalização e para atender demandas sazonais.
A terceirização de frotas se relaciona não somente com a locação, como também com uma série de benefícios para possibilitar a diminuição de custos e aumento de desempenho do negócio.
Além disso, a terceirização de frotas tem sua base de contrato a longo prazo e é voltada especialmente para empresas.
Se você está em dúvida entre qual das opções é a melhor para suas necessidades, temos um artigo aqui no blog que vai te ajudar, confira!
Como funciona a terceirização de frota?
O processo de terceirização de frota pode ser dividido em 5 etapas:
- Avaliação: primeiramente, a locadora busca entender como funciona a operação dos veículos da empresa para identificar uma solução exclusiva para as necessidades do cliente.
- Mobilização: aqui a locadora prepara os veículos e os customiza de acordo com a identidade visual do contratante.
- Gestão: todo o controle de manutenções preventivas, corretivas e de sinistro é feito pela locadora e disponibilizado através de fornecedores oficiais e concessionárias credenciadas.
- Multas: Se houver multas, o valor deve ser pago pelo contratante, que decide também se e como será feita a cobrança ao condutor responsável pela infração.
- Veículos reserva: Caso o veículo titular quebre ou precise de algum reparo, a locadora oferece o veículo reserva para não atrapalhar as operações do cliente.
Conte com a terceirização de frota da Arval
Como você pôde ver, a terceirização de frota possibilita superar grandes desafios da gestão de frotas. A Arval já conta com mais de 30 anos no mercado oferecendo soluções personalizadas que permitem otimizar a mobilidade dos seus colaboradores e terceirizar os riscos associados à gestão de frotas.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre o nosso serviço de terceirização de frotas para agregar valor a sua empresa com a nossa ajuda!