Maio Amarelo: 5 dicas para um trânsito seguro
O mês de maio é marcado pela conscientização em relação à segurança no trânsito. Por meio da campanha Maio Amarelo, promovida desde 2013 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária no Brasil (ONVS), o objetivo é reduzir o número de acidentes e mortalidade nas ruas.
Os acidentes no trânsito tiram a vida de mais de 1,3 milhão de pessoas todos os anos em 178 países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Somente no Brasil, a cada 15 minutos ocorre um acidente, de acordo com os dados do ONVS.
Em 2021, conforme o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), foram 11.647 mortes no trânsito, o que equivale a 32 mortes por dia. O número de acidentes neste mesmo ano foi ainda mais alarmante, 632.764 registros, ou seja, 72 acidentes por hora.
Por estes motivos, o Maio Amarelo continua sendo uma campanha muito importante. Um trânsito mais seguro é responsabilidade de todos e por isso compartilhamos 5 dicas para um trânsito melhor. Confira!
Não ultrapasse a velocidade permitida
Grande parte dos acidentes acontece por exceder o limite da velocidade. As velocidades definidas nas vias devem ser respeitadas para que o motorista consiga ter agilidade e segurança se precisar desviar de obstáculos na via.
Não use o celular enquanto dirige
O uso do celular enquanto dirige é responsável por cerca de 57% dos acidentes no trânsito na faixa etária de 20 aos 39 anos, segundo dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet).
Essa prática, além de trazer riscos para o próprio motorista, também faz com que pedestres acabem sendo vítimas de atropelamento. O recomendado é guardar o aparelho enquanto dirige ou estacionar e desligar o veículo para utilizar o celular.
Use cinto de segurança
As pesquisas realizadas pela Abramet previram que o cinto de segurança no banco da frente reduz em 45% as chances de lesões graves em acidentes. No banco de trás, o passageiro fica até 75% mais seguro. Portanto, o uso do cinto de segurança é de extrema importância.
Dirija em condições adequadas
Dirigir sob o efeito de substâncias prejudica as capacidades do condutor, uma vez que retarda o tempo de reação e do processamento de informações, reduz a coordenação motora e a atenção.
Outro grande problema é dirigir com sono, pois os sentidos ficam pouco apurados, além de haver a possibilidade de dormir no volante, o que é uma das coisas mais perigosas do trânsito.
Mantenha o veículo em estado apropriado
Pneus desgastados, luzes queimadas, freios pouco responsivos, por exemplo, podem provocar graves acidentes no trânsito. Não é a toa que o Código de Trânsito Brasileiro prevê multas para os veículos que estejam irregulares.
Quanto às empresas, manter a frota com revisões periódicas em dia é fundamental para um trânsito mais seguro. Para a Arval, a manutenção é uma das maiores prioridades. Contamos com uma rede de parceiros em todo o território nacional para garantir a segurança e eficiência dos veículos.
Visite o nosso site e conheça agora mesmo todas as nossas soluções e serviços!