Alternativas que a sua empresa deve adotar para sair da crise
Direta ou indiretamente, a crise de saúde afetou o departamento de vendas de grande parte das empresas. Com menos visitas a clientes, negócios e oportunidades, a maioria das áreas comerciais ficaram estagnadas e, além disso, houve aumento do preço dos insumos obrigando empresários a buscar alternativas para manter a operação, para evitar um aumento de preços e garantir a saúde de seus funcionários.
No entanto, mesmo com todos os esforços, muitas empresas tiveram a saúde financeira fortemente prejudicada. Pensando nisso, para não agravar ainda mais essa situação nesse momento delicado e ter alternativas para sair da crise, alguns passos podem ser seguidos para diminuir custos e aumentar o fluxo de caixa, afinal: é hora de pensar a longo prazo para sair da crise!
Planejamento a longo prazo para sair da crise
A administração de um negócio precisa de acompanhamento diário, ainda mais em um momento como esses. Mas outro aspecto tão importante quanto o presente é o futuro.
Sair da crise demanda planejamento e estratégia, portanto, para ter controle financeiro, é fundamental pensar no futuro. Comece por esses passos:
- Avalie o motivo da baixa do faturamento por meio do planejamento orçamentário;
- Identifique as contas a pagar e a receber para medir o impacto da crise durante esse período de pandemia;
- Verifique quais áreas podem ser ajustadas ou diminuídas;
- Adeque o tamanho da empresa de acordo com o faturamento, assim não se paga impostos a mais do que o justo;
- Veja se existem oportunidades de negócio no seu segmento ainda não utilizadas por sua empresa;
- Reveja o plano de metas e as estratégias de marketing, sempre lembrando que este é um investimento, não um gasto;
- Terceirize setores da empresa para diminuir custos e aumentar a receita com mais eficiência.
Pense no seu fluxo de caixa
Toda crise tem um início e também tem um fim. Esperar o fim da crise sem se planejar é um grave erro, pois é preciso aproveitar o momento em que a demanda pode estar menor para atualizar informações internas e sobre os clientes. Também deve-se criar um plano de nova aproximação com o consumidor, que pode ser com estratégias de descontos com pagamento adiantado (produtos ou serviços que podem ser vendidos agora e resgatados quando a crise passar).
É sempre bom pontuar que a recuperação começa no instante em que a resposta para sair da crise é colocada em prática. Assim, reduzir custos é essencial e deve ser priorizado para evitar desperdícios e trazer mais economia.
Uma das principais alternativas para sair da crise, reduzindo custos é a terceirização de frota - para empresas que trabalham com fretes ou oferecem serviços.
A terceirização de frotas pode representar uma economia de até 30% com veículos e ainda garante que a operação nunca pare, pois oferece assistência veicular 24 horas, e o melhor desempenho, com parâmetros de monitoramento em tempo real para a melhor condução do seu negócio.
Como apontado, a locação de veículos ajuda a reforçar o fluxo de caixa e a restabelecer a saúde financeira dos negócios durante e após o período de crise, com mais economia para ter mais dinheiro como capital de giro. Para saber mais sobre a terceirização veicular, confira o site da Arval.